quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Uma cidade flamenguista

Minha estadia em Paraíso fez eu perceber o quanto é fácil seguir o gosto da maioria. Praticamente em todas as ruas há o símbolo do Flamengo. Seja no portão, na lixeira, no muro as cores o brasão rubro-negro mostra a paixão da cidade pelo clube carioca. Cresci neste meio, aprendi a gostar de futebol gostando do Flamengo, meus amigos de infância eram flamenguistas, meu tio favorito era flamenguista, os vizinhos eram flamenguistas. Foi fácil.

 

Claro que o fato de ter crescido na década de 1980, período em que o Mengão foi soberano e em que o Zico se tornou o ídolo do Brasil, favoreceu e fortaleceu minha paixão. Em cidades pequenas de estados com pouca expressividade futebolística (e também econômica), torcer para times de outros estados (especialmente Rio de Janeiro e São Paulo) é uma regra. E no caso do Flamengo essa máxima é totalmente verdadeira, o time deixou de ser apenas um clube carioca e se tornou nacional.

 

Este ano sua força pode ser retomada depois da saga de 2007 em que o time saiu da zona de rebaixamento e alcançou a Libertadores da América. Tomara que os dirigentes do clube não acabem com o brilho que surgiu pelas arquibancadas sempre lotadas e fervorosas, que irradiava garra e empurrava o time.
 
Abraços

Um comentário:

Anônimo disse...

O que me espanta e me deixa alegre é ver que mesmo o Flamengo ter passado 16 anos sem nenhuma grande conquista, sua torcida se renova SEMPRE! Abraços!