terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Grande Sertão: Veredas

Fiz um cadastro na Biblioteca Cora Coralina no bairro de Campinas e de cara peguei Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa. Simplesmente APAIXONANTE! Foi uma sorte danada ler esse livro no início de minha jornada pela literatura, o desejo em continuar lendo aumentou. O livro conta a história de Riobaldo e sua vida como jagunço no sertão brasileiro. As lutas internas e externas travadas pelo protagonista são de uma grandiosidade épica. É impossível não se envolver pelos relatos de aventura, amor e autoconhecimento.

O livro me absorveu de tal maneira que quanto acabei, o sentimento foi o mesmo de uma despedida de alguém muito querido. E como o próprio Riobaldo diz: “Despedir dá febre”. A maneira que li as últimas trinta páginas contribuiu ainda mais para o sentimento de encanto e paixão pelo livro: havia acabado a energia em casa e eu estava num quarto escuro, sozinho e sob luz de velas, totalmente absorto na leitura, esse clima fez com que eu penetrasse ainda mais na história. Quando perto do final desejei que tivessem mais 300 páginas além das 620 do livro.

Talvez por ter crescido no sertão tocantinense com seu modo de vida e seus palavreados típicos e ter vivido algumas das incertezas e certezas de Riobaldo, eu tenha me identificado tanto com o personagem e com a história contada. Essa identificação me permite dizer, com toda convicção, que Grande Sertão: Veredas será um livro que levarei pra toda vida.

3 comentários:

Reider disse...

Olá Rui!
Cara, ainda me surpreendo com você! Acho que pela distância e pelo tempo que não conversamos tinha me esquecido de como você é "apaixonado" pelas coisas que gosta.Parabéns!
Adorei sua introdução com a história da formiguinha, é bem sua cara reparar nessas coisas.Além do amigo você ganhou um leitor assíduo do seu blog.
Um abraço Rui!

Unknown disse...

Gostei da forma como coloca suas idéias, seu uso das palavras é muito interessante e bem intenso. Muito simpático seu texto, também gostei muito desse livro apesar de estar bem longe do sertão. E já li muito 'à luz de velas', engraçado como um bom livro pode ser viciante, não é mesmo?

Cate disse...

Olá Rui!!
Obrigada pelo convite pra passar por aqui!!
Será muito bom aprender com você sobre muitas coisas, estabelecer um diálogo. Não tenho essas qualidades todas suas, mas vou tentar acompanhar o seu blog. Ah quanto a literatura adoro e não vejo a hora de me ver livre das obrigações que o mundo me impõe para fazer coisas boas. Não sei se você ler muito o Franz Kafka e o Dostoievski, são dois autores que eu amo e recomendo sempre.