segunda-feira, 19 de maio de 2008

Escritos Esparsos - Prender não é proteger

Outro dia minha namorada (hoje minha esposa) levou-me ao Zoológico de Goiânia, incrível! Tantos animais lindos: pássaros de diversas espécies, répteis de todos os tamanhos, mamíferos aos milhares e uma infinidade de outros bichos. Foi minha primeira ida a um zoológico e me encantei com os felinos. Os tigres eram meus animais prediletos quando criança, aliás são as crianças quem mais se divertem. Sai de lá extasiado, completamente maravilhado com as faunas de diversas nacionalidades.

 

Chegando em casa, porém, me pus a refletir: além da beleza e da novidade, outra coisa incomodou-me, a tristeza dos prisioneiros. Todos estão ali não por que querem, não por que gostam, estão ali por vontade de outros animais. E, indubitavelmente, me veio a pergunta: qual a finalidade de um zoológico? Não outra que nos divertir, principalmente as crianças. São propiciados momentos de um lazer irracional, em que observamos outras vidas trancafiadas e sujeitas ao estresse da vida em grades, tendo que conviver com gritos, calor, espaços apertados e, algumas vezes, sem a menor infra-estrutura. Pobres animais, reféns dos caprichos dos humanos que os chamam, paradoxalmente, de "astros".

 

O amante de zoológico me diria: "livres, eles estariam sujeitos aos caçadores". Realmente a questão está aí: o que precisa ser mudado é a forma como esses animais são protegidos. Colocá-los em prisões, tirando sua liberdade e deixando os assassinos as soltas, não é verdadeiramente uma proteção. Existem vários exemplos de parques em que os animais ficam livres e os visitantes é que vão para dentro das jaulas admirá-los. Isso tem dado certo, basta um pouco de raciocínio e de sentimento, o que falta a nós, seres pensantes. Uma outra solução, e a meu ver a que melhor surtirá efeito, é a educação daqueles que mais se satisfazem com o vislumbre dos animais presos, as crianças. Devemos ensinar-las que a liberdade não pode ser trocada pela gratificação de ver belos animais presos.

Nenhum comentário: